A receita de hoje é uma sobremesa que eu aprendi com a querida Nigella Lawson: A pavlova de chocolate. Eu fiz algumas modificações com o tempo como aumentar um pouco a quantidade de chocolate no merengue e colocar mirtilos para variar a quantidade de frutas usadas na receita. Mas a premissa da receita continua a mesma.
Ingredientes:
- 6 claras
- 2 xicaras de açúcar refinado
- 3 colheres de sopa de cacau em pó peneirado
- 1 colher de chá de vinagre balsâmico
- 75 g de chocolate meio-amargo cortado em pedacinhos
- 470 mL de creme de leite
- 1 xícara de framboesas
- 1 xícara de mirtilos
- 50g de chocolate meio-amargo picado
- Papel vegetal para forrar a forma
Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180˚C/350˚F.
Para fazer o merengue bata as claras com uma batedeira até começar a formar picos. Não é o ponto de clara em neve, mas bem antes disso, quando os picos estão começando a se formar. Quando chegar nesse ponto comece a adicionar o açúcar uma colher por vez sem parar de bater. O merengue vai estar pronto quando a mistura estiver encorpada e a superfície brilhante. Adicione o cacau em pó, o vinagre e o chocolate picado. Misture cuidadosamente com uma espátula para incorporar tudo.
Forre o fundo de uma forma redonda rasa com o papel vegetal e coloque o merengue sobre o papel vegetal com a espátula formando um círculo. Não precisa ficar perfeito. A imperfeição na superfície deixa a sobremesa ainda mais bonita no final.
Coloque o merengue no forno e imediatamente baixe o forno para 150˚C/300˚F para assar por 1h a 1h20min. O merengue vai estar pronto quando a a casca estiver firme e crocante. Deixe o merengue esfriar ainda dentro do forno com a porta semi-aberta. Depois de frio tire o papel vegetal e transfira o merengue para um prato bonito.
Bata o creme de leite sem soro até formar picos firmes, no ponto de chantilly. Coloque por cima do merengue e enfeite com as frutas. Polvilhe com as raspas de chocolate meio-amargo.
O mais difícil dessa sobremesa é cortar o primeiro pedaço intacto. Mas todo o resto é bem fácil! Segundo a própria Nigella, a pavlova foi criada na Austrália ou na Nova Zelândia para homenagear a bailarina russa Anna Pavlova. Você consegue visualizar o tutu da bailarina olhando para a sobremesa pronta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário