O prato de hoje é uma das minhas pastas preferidas: Espaguete à Carbonara. Antes que os italianos e entendidos comecem a juntar as pedras para jogar, eu quero avisar que essa é a minha receita de molho Carbonara, do jeito que eu gosto mais.
Ingredientes:
- 350 g de espaguete (ou outra massa de sua preferência)
- 1 ovo
- queijo parmesão ralado
- 200 g de pancetta (ou bacon, ou prosciuto, ou uma mistura de tudo)
- 1 xícara de creme de leite
- 1/2 colher de chá de alho
- sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Corte a pancetta (ou o bacon) em quadrados médios. Numa frigideira grande, coloque os pedaços cortados junto com água até quase cobrir. Leve ao fogo médio e deixe até a agua secar. Quando a água secar baixe o fogo e frite os pedaços de pancetta na gordura acumulada até ficar crocante. Retire o excesso de gordura da frigideira com um papel absorvente e adicione o alho, fritando até dourar. Em seguida, adicione o creme de leite e apague o fogo. Bata bem o ovo e misture com o restante do molho. Adicione sal e pimenta-do-reino a gosto.
Coloque o espaguete numa panela grande com água fervendo e cozinhe em fogo médio a alto pelo tempo indicado na embalagem do seu espaguete. Quando estiver cozido, escorra o macarrão e misture com o molho em fogo baixo ou desligado até que o ovo cozinhe e que o molho fique com a consistência que você preferir. Finalize com uma boa quantidade de queijo parmesão ralado a gosto.
Você pode fazer esse molho do jeito que você achar mais gostoso. O molho Carbonara original não leva creme de leite, e o ovo é cozido somente com o calor da massa quente. Mas eu gosto do molho mais cremoso, e tenho receio de acabar deixando o ovo cru, então faço desse jeito. Sirva com mais queijo parmesão ralado e enfeite com cebolinha cortada em pedacinhos.
Rendimento: 4 a 6 porções.